terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cicecicecicecicecicecicecice...


"Porque você pediu uma canção para cantar
Como a cigarra arrebenta de tanta luz
E enche de som o ar
Porque a formiga é a melhor amiga da cigarra
Raízes da mesma fábula que ela arranha
Tece e espalha no ar
Porque ainda é inverno em nosso coração
Essa canção é para cantar
Como a cigarra acende o verão
E ilumina o ar
...cicecicecicecicecicecicecice..."

(Cigarra - Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos)

Cresci ouvindo essa canção na voz da Simone, pois meu pai era (e é) louco por ela. Ouvi dizer que Milton Nascimento compôs essa música pra ela. E é emocionante vê-los cantando juntos, pois a amizade entre eles reflete fortemente em sua arte e fica ainda mais bonito.

Ouvir “Cigarra” me faz sentir o gostinho da minha infância, de quando eu ainda cantava “cicecicecice” com a língua presa. A propósito, esse é o som que a cigarra macho emite pra atrair sua fêmea.

Vc deve estar se perguntando por que estou falando da cigarra agora...na verdade já faz tempo que eu queria falar um pouco sobre como me toca a fábula da Formiga e da Cigarra.

Minha irmã sempre me diz que eu sou a cigarra e ela é a formiga. Aliás, ela diz que todos ao meu redor são formigas e só eu sou a cigarra. No início eu ficava até meio aborrecida ouvindo isso, partindo do princípio de que a cigarra só canta enquanto a formiga trabalha preparando seu inverno. Me sentia até meio ofendida por não ter um trabalho normal como todas as pessoas, de segunda a sexta, de 8h às 17h, no centro da cidade, num escritório ou numa sala de aula. Mas depois fui enxergando meu papel de cigarra de um ângulo diferente.

Sim, de fato, eu sei que sou a cigarra. Mas vale lembrar que além de mim existem inúmeras outras, certo?

Comecei a refletir e chegar à conclusão de que a cigarra é essencial para a vida da formiga. Uma precisa da outra.

Tive uma visão diferente das fábulas que conhecemos. Pensa comigo:

No verão, a formiga não curte, pois só pensa em preparar sua casa pra agüentar o frio que chegará em breve. Enquanto isso a cigarra canta e não trabalha com a formiga. A formiga fica brava e não entende o que a cigarra pensa da vida. Mas ela canta não porque quer curtir o verão, sem se preocupar com o que virá. Não porque é irresponsável ou coisa assim. Ela canta pra tornar o trabalho da formiga menos cansativo, menos estressante, mais leve. E que mal faz a formiga acolher a cigarra no inverno, já que ela foi tão solidária à amiga formiga em seus longos dias de cansaço? Ao menos, era essa sua intenção ao cantar...

É mais ou menos assim que me vejo.

Enquanto as pessoas ao meu redor trabalham incessantemente, passam por tantas dificuldades, perdem muitas vezes a esperança, eu canto pra levar um pouco de paz aos corações das minhas amigas formigas. Não que eu não tenha problemas. Tenho e muitos, mas através de uma escolha que fiz há 13 anos atrás, muitas vezes deixo de olhar pra dentro de mim pra poder olhar pra dentro do outro que tanto precisa. Isso acontece através do meu canto incessante, porque é assim que me fortaleço. E quando meu inverno chegar e eu estiver precisando muito de um aconchego, de uma casa, de um formigueiro pra descansar, espero poder contar com a formiga...

Canto para atrair o olhar do Meu Criador.

Canto para distrair a formiga quando ela não tiver mais forças pra terminar seu formigueiro.

Canto pra não chorar.

Canto pra amadurecer.

Canto pra iluminar.

Canto pra chamar sua atenção.

Será que vc ainda não percebeu?

...cicecicecicecicecicecicecice...

E vc? É formiga ou cigarra?

De qualquer jeito, vc é precioso aos olhos do Nosso Criador!

Beijocas!!

Line

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Amor pode estar do seu lado...



A oração é a força do homem e a fraqueza de Deus.
Hoje ouvi isso numa pregação, após ter cantado a missa na minha paróquia. Me senti viva ao ouvir o que o Diácono José Antônio dizia sobre essa frase...me senti abraçada por Deus.
Fiquei meditando, meditando, e enxergando, nas minhas experiências, como Deus se faz "fraco" para poder nos alcançar em nossa fraqueza.
São Paulo já dizia que quando sou fraco é que sou forte. Amo essa frase.
Quando sou fraco, pequeno, quando estou vivendo momentos de verdadeiro deserto, temor, pecado, despespero, aí então é que sou forte, pois através de minha oração, de minha súplica, elevo meu coração a Deus. E Ele, que é Grande, se faz pequeno, "fraco" para se unir a nós em nossa fraqueza.
Ficou meio repetitivo? Mas é necessário esmiuçar bem todas as palavras e idéias pra que possamos entender e deixar que nos invada.
Eu posso, com toda a certeza, dizer que sinto essa proximidade do Pai em meus momentos de deserto. Claro que O sinto sempre, mas na minha fraqueza Ele vem como uma avalanche de misericórdia e amor, me impulsionando a buscar na oração, com a fé outrora estremecida, a tão almejada força, que estava aqui dentro o tempo todo...

Beijo grande pra todos que por aqui passarem!
AMO sua visita!!!
Line







quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor venha me visitar? (Lc 1,43)

(By Alice Venturi)

Mais um ciclo terminou na minha vida, dando boas vindas a outro bem mais bonito, sincero, maduro, claro, feliz.
Segunda foi dia de Nossa Senhora Aparecida e acho que agradeci muito pouco, perto de tudo o que Ela tem feito por mim.
Que coisa boa é ser amado. Dá aquela sensação de que não estamos sós.
E não estamos mesmo.
Ela vem intercedendo a todo o momento por mim e pelos meus.
Eu queria sim falar da minha Mãe hoje.
Cantei a missa em honra à Nossa Senhora na minha igreja, segunda-feira, e senti uma emoção que invadia não só minha alma como a de todos os que estavam lá. Cada um com seu agradecimento e com sua prece. Me senti honrada em poder cantar pra Ela, escancarando todo o meu amor.
Minha melhor forma de agradecê-La é com a minha vida, com o meu sim a Deus, com a minha família, com a minha voz que nunca vai se calar.
Quando canto posso sentir de perto Sua presença e tento transmitir essa paz.
Ela me ensina com sua discrição, com sua paciência, com sua ternura, com sua humildade, com sua fortaleza, com seu silêncio.
Eu aprendo bem devagar...tropeço...mas levanto a tempo, segurando em Sua mão.
Sim, eu sou completamente mariana.
Eu sou filha da Rainha.
Eu sou a menina dos olhos da minha Mãe.
Eu sou verdadeiramente abençoada.
E eternamente grata.
Eternamente...


Beijocas marianas!
Line



sábado, 10 de outubro de 2009

Hoje nossa oração é pela Ana (Bar Encontro) e por toda a sua família



"Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz..."

(Tocando em frente - Almir Sater/ Reanto Teixeira)


Eu quero lembrar dela assim...sorrindo.
Ela que foi um anjo na minha vida e na vida de todos ao seu redor.
Ela que, através de sua doação, promoveu verdadeiros encontros de vidas, de histórias, de músicas, de corações, de almas.
Ela, que através de sua força, nos ensinou a lutar.
E a amar.
E a sorrir.




Ah, que saudade.





quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar...













(By Alice Venturi)


Show na Lona Cultural Elza Osborne
Campo Grande - Rio de Janeiro
19.09.09

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Salmistas! Hoje o blog é de vcs!


Hoje eu vou falar diretamente para os salmistas, que têm me escrito de todo o canto do país e de fora dele, como Portugal, por exemplo.

Eu AMO receber os emails dos salmistas que acessam o Portal e lá aprendem melodias novas. É tão gratificante, sabe? É muito gostoso saber que daqui no Rio dá pra ajudar outras pessoas de tão longe.

Pra você que está me visitando e não sabe, eu faço parte do projeto Salmo On-Line no site Portal da Música Católica (www.portaldamúsicacatólica.com.br/salmoonline). O site disponibiliza os salmos cantados nas missas de todos os domingos do mês. Faço a melodia para o salmo do 3° domingo do mês, gravo, envio e fica no ar o mês todo. Cada domingo um músico diferente grava. Vcs já sabem, o meu é o 3°! rs

Gente, essa semana recebi um email emocionante (entre outros) da Edvânia, da Paraíba. Ela contou que sua sobrinha de apenas 10 anos começou a cantar os salmos a partir do dia em que acessou o Portal e aprendeu uma melodia minha. Agora, ela sempre baixa os salmos e os canta. Disse que já tem 10 gravados! rs

Caramba, fiquei muito feliz, com a sensação de missão cumprida.

Quando gravo os salmos, não tenho a menor idéia dos corações que serão atingidos e da forma como vai ajudar tanta gente a perder a timidez, tomar coragem, tomar posse daquilo que Deus dá e, mais importante, servir a Deus em tantas igrejas, através dos salmos entoados.

Salmistas, nosso objetivo é esse: SERVIR. Ofereçam a sua simplicidade a Deus através dos salmos que cantarem. Sejam diferentes, sejam luz, sejam paz. Tenham sensibilidade para transmitir o que o salmo quer dizer. Não componham uma melodia de qualquer jeito, não interpretem sem emoção, sem se preocupar com o que a letra diz. Seja um salmo de clamor ou de alegria, cantem, mas sintam com a alma.

Obrigada, salmistas, pelo carinho que recebo de vocês. Posso sentir daqui. E saibam que cada melodia que faço é sempre pensando em vocês, nunca pensando somente em mim. Me preocupo com a melodia, com a métrica, com o ritmo, com o tom, com o arranjo, com o instrumento, com tudo. Acreditem, faço com muito amor.

Estou aqui para o que precisar, viu?

Continuem escrevendo para: contato@alineventuri.com.br

Sempre respondo!

Beijocas!

Line